Reprodução

O êxito reprodutivo na caprinicultura é fundamental, este afecta directamente a produtividade e consequentemente o sucesso ou insucesso financeiro da actividade.

Nas raças autóctones, devido às difíceis condições a que estes animais são normalmente sujeitos, surge em alguns rebanhos, em especial nos mais severamente condicionados, uma irregularidade e uma acentuada limitação da actividade sexual dos animais. Esta situação é o sintoma dos erros no maneio e do insuficiente apoio nas fases mais críticas, que leva a que os animais se "resguardem" até que apareçam condições mais favoráveis. Assim é essencial planear e preparar os animais para a fase reprodutiva, sendo que o retorno produtivo será seguramente compensador.  

Os caprinos são produzidos numa grande variedade de sistemas de produção e ambientes que vão desde as florestas tropicais húmidas a desertos secos e têm uma importância económica considerável em várias regiões do globo. Esta grande dispersão é possível pela sua capacidade de adaptação a ambientes desfavoráveis assente numa maior resistência ao stress térmico e sede e melhor utilização e capacidade de digestão de diferentes pastagens. Por outro lado é uma espécie animal fornecedora de vários produtos como carne, leite, lã (fibra) e pele. Este artigo pretende resumir algumas das particularidades da fisiologia reprodutiva dos caprinos. Ver Mais